Artigos5 Pormenores que reforçam a tua Estratégia Pessoal

30 Novembro 2016por Sandra Ribeiro0

Hoje escrevo-vos directamente da minha Cabeleireira. Foi mais forte do que eu… há meses que tenho esta mensagem para escrever e hoje disse que não podia voltar à minha rotina sem a escrever.

Tenho que vos dar a conhecer o Joca.

O Joca é o marido da minha Cabeleireira. Ele é Barbeiro, daqueles Barbeiros modernos que cuidam daquelas barbas “farfalhudas” mas estilizadas aos elementos masculinos. E…no intervalo do seu trabalho ele, sempre que pode, lava-nos a cabeça.

Lavar a cabeça com o Joca é para mim neste momento – a par com a criatividade e entrega da Gorete, minha cabeleireira – um excelente argumento para eu vir a este cabeleireiro.

Durante anos já senti a minha cabeça a ser lavada por funcionárias com todos os estilos de trabalho:

– as “despacho já isto”,

– as que nem parece que lavam,

– as que fazem umas espécie de cócegas

– e claro as famosas que “quase” arrancam o couro cabeludo.

(“Ufff! Já me livrei disto”)

Mas o Joca lava a cabeça a cada cliente como se merecessemos o melhor tratamento à face da terra! Literalmente, nem se pode propriamente chamar ao que ele faz de “lavagem”… Na realidade é uma espécie de cocktail de “tratamento de bem estar” em que ele mistura lavagem, com massagem, acrescenta toques intuitivos de descompressão, energia e dedica uma entrega à nossa cabeça que ninguém pode ficar indiferente.

(Ahhh! mais disto por favor!”)

– Meninas,- digam lá da vossa parte se não é assim? – nós sabemos que muitas vezes consideramos ir cuidar de nós (como por exemplo ir à nossa cabeleireira) um momento para nós, para ter tempo para nós… para nos mimar.

Agora imaginem: que sem pedirmos nada mais, em vez de sermos atendidas por uma funcionária daquelas que nos faz o frete de lavar a cabeça até irmos parar às mãos da “verdadeira” Estrela do local (i.e. a nossa cabeleireira preferida) …nos lavam a cabeça de uma forma que nós quase desejamos é não ter de sair dali

Imaginem alguém a fazer uma função tão simples, tão simples, tão simples e tão “aparentemente” parente-pobre e até (diriam muitos!) pouco importante, que feita por alguém que põe o melhor de Si ao fazê-lo… se torna quase a outra “estrela” desse mesmo local.

O Joca não despacha a cabeça para passarmos para a sua querida e talentosa mulher.

E até podia, porque ela, só por Si, tem talento suficiente o que faria a nossa ida ao cabeleireiro mais que válida!

Mas o Joca lava a cabeça como se fosse uma forma de nos dizer: “merece o melhor”, “merece descomprimir”, “merece que alguém cuide bem de si”, “deixe-me tirar-lhe essas preocupações e esse stress da cabeça”!

Bem, eu tenho de vos confessar que no final quase preciso que me levantem com uma grua! Não sei se estão a imaginar o quadro e… claro a minha figura a modos que “zen – estou noutro mundo” … bom, adiante 😉

Hoje em dia quando penso ir ao Cabeleireiro… penso automaticamente em 2 coisas:

1) cuidar do meu cabelo e…

2) lavar o cabelo com o Joca! 😀

Penso em dois nomes: Gorete e Joca!

Penso em 2 pessoas que são para mim as melhores “MARCAS” de Si mesmos!

E neste momento, mesmo sem ele sequer imaginar que tem esse efeito poderoso na Estratégia do Cabeleireiro da mulher. Ele tornou-se (com uma tarefa tão aparentemente simples) num argumento poderosíssimo deste estabelecimento!

Escrevo isto porque este simples e poderoso exemplo, reforça uma mensagem  que tanto passo quando falo de estratégia pessoal de cada um: é que temos de ser excelentes em tudo o que fazemos, porque se assim for, o mercado mais tarde ou mais cedo vai perceber isso e, mais importante vai “reagir” positivamente a isso.

Neste sentido queria, partilhar convosco 5 “pormenores” (que são tudo menos pormenores) que reforçam a vossa Estratégia Pessoal e que podem ser determinantes para a estratégia de MARCA ter mais Sucesso:

1º – Qualidade

Sejam muito Bons no que fazem!

Prestem atenção: não há tarefas, nem profissões simples, ou “menores”.

Há profissionais Extraordinários! E esses… fazem qualquer Profissão ou Marca, BRILHAR! (…como por exemplo uma lavagem de cabeça faz brilhar um estabelecimento de um Cabeleireiro!)

 

2º – Entrega

Põe TUDO o quanto tu és de bom na tarefa mais simples que tu fazes.

Entrega-te, apaixona-te por cada momento. Entrega-te ao momento. Está lá! Está presente. Não te distraias. Não trates o que estás a fazer com despacho ou como se não tivesse importância nenhuma. Faz quase como se fosse a coisa mais importante do mundo, porque sabes, até é: é um momento da tua vida que está a acontecer. Não é sobre a cliente. É sobre tu teres prazer no que estás a fazer, portanto é um pedaço da tua Felicidade Profissional que também te pode passar ao lado ..ou não!

 

3º – Sentido de Serviço

Serve “a melhor versão de Ti”

Como devem imaginar, na minha profissão na área do Coaching, e com a minha experiência como Coach se há coisa que eu sei é que ninguém jamais pode imaginar o que cada um está a passar na vida…

Há algo melhor do que estarmos a passar alguma fase menos boa na vida e sermos surpreendidos, pela positiva, com algum “excelente” serviço que nos prestam?

Isto é “serviço”- é todos termos consciência que estamos TODOS ligados – e que todos podemos “servir” alguém com o melhor que podemos fazer por essa pessoa, nesse dia. Com a nossa melhor versão.

É um sentido de “serviço” não básico… mas profundo. Sei que é esse sentido de missão de “servir quem ajudo” que faz os meus processos com os meus clientes serem algo mais do que apenas “técnica”. É as pessoas saberem que os estamos a servir com o melhor que podemos naquele momento… (Nem que seja … numa lavagem ao nosso muito útil “craniozinho” 😉

 

4º – Intuição

Confia no teu Instinto…portanto em Ti

E quando estiveres com toda a tua “entrega”, no “serviço” com “qualidade” que prestas… aí, e só aí Confia na tua Intuição e deixa-te ir… deixa ver o que a tua centelha mais divina tem a dizer e faz tudo aquilo que a tua intuição estiver a dizer para fazeres. E não há técnica aí… só uma confiança enorme em quem tu és e no poder das coisas que fazes. Porque aí, tu tornas-te não um Profissional Extraordinário… mas alguém absolutamente acima da média… onde, sinceramente, muitos poucos andam… e onde, no meu entender só o DIVINO comparece…e onde, o quinto e último elemento é possível…

 

5º – Amor

Não trabalhem. Amem as vossas pessoas.

Amem os vossos clientes, como se fossem o único ser Humano à face da terra e vos mereça a maior estima e compaixão. Que merece receber um trabalho feito com amor e nada abaixo disso. Porque, neste momento, em que tu e o teu trabalho não são dois separados, mas um único, numa química, só possível em casamentos perfeitos, tu fazes magia acontecer na vida de alguém, seja no seu dia-a-dia, ou até na sua Vida!

 

Hoje tinha de vos escrever aqui directamente da minha Cabeleireira, porque sempre que cá venho fico tocada pelo trabalho do Joca no desempenho desta tarefa que muitos considerariam “menor”.

E o facto de ele fazer de algo tão simples como lavar a cabeça… “algo tão mágico” … faz com que ele seja uma Marca Extraordinária… como Profissional e Ser Humano!

…E afinal, isso é o que todos nós queremos, certo? Sermos bons no que fazermos, sermos felizes ao fazê-lo e com isso conseguirmos ajudar as pessoas a serem mais Felizes também!

Espero que vos seja útil e que vos ajude a olhar para os vossos trabalhos de uma forma “estrategicamente (bem) mais feliz”! 🙂

 

Sandra Ribeiro

Life & Strategist Coach

& uma cliente Super Feliz e “relaxada” 😉 😀

————————————————————-:)——————————————————-

 

Copyright © 2016 Walking Mind

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *