Perfeitas Imperfeições
Se formos ver no dicionário o significado de “perfeito”, veríamos descrições como “Sem defeito, magistral, primoroso, notável,…”.
Contudo se formos analisar a vida das pessoas extraordinárias, o percurso de projectos espectaculares ou o trajecto de empresas de grande referência para todas nós, nem sempre elas parecem preencher os parâmetros de “perfeição” nas suas histórias, ou melhor, elas não tiveram caminhadas perfeitas, mas sim, elas atingiram feitos ou resultados absolutamente extraordinários.
Muitas dessas pessoas, hoje em dia, são Super bem-sucedidas, pessoas que nós admiramos imenso e aparentemente “perfeitas”. Só que o que não se sabe (ou não se vê) quando atingem esse sucesso, muitas vezes para aí chegarem tiveram de falhar, tomaram decisões erradas, viram empresas suas falirem, meteram-se em projectos que não correram tão bem, por vezes até existiram derrapagens financeiras pelo meio e atravessaram por fases em que as soluções eram muito escassas. A sociedade diria nesses momentos que “nada de perfeito haveria de surgir daí”.
Da minha experiência como Coach, o que tenho conseguido constatar, é que mesmo em fases extremamente desafiantes todas as pessoas ou projectos podem chegar a “resultados extraordinários”, mas estes são fruto numa grande parte das vezes, de características normais mas com uma prática, com uma determinação, com uma resiliência acima da média.
Muitas/os de nós querem atingir “sucesso” ou atingir “algo perfeito” em alguma área da nossa vida, mas a verdade é que só algumas/ns estão mesmo dispostos a fazer o que é preciso para atingir esse “resultado”.
São pessoas que perante crises não desistiram, perante “nãos” que receberam jamais se resignaram, perante os piores cenários foram a única pessoa a acreditar que, mais tarde ou mais cedo, se lutassem e trabalhassem muito – contra todas as adversidades – iriam conseguir chegar onde mais desejavam!
Por isso, numa sociedade que nos condiciona cada vez mais para ser “perfeitos”, por vezes é em caminhadas que aparentemente nada têm de perfeito, que resultados extraordinários são atingidos, acreditem!
Hoje e todos os dias – se vos pudesse dar uma sugestão que vem de acompanhar centenas de pessoas e empresários – seria: vocês têm de ser as PRIMEIRAS interessadas em nunca desistir, as PRIMEIRAS com a certeza que mais tarde ou mais cedo vão conseguir, as PRIMEIRAS a procurar soluções mesmo que ainda não as estejam a ver, a serem as mais Criativas, as PRIMEIRAS a procurar ajuda quando não estiverem a conseguir sozinhas, mas nunca, nunca, NUNCA DESISTAM do que mais querem atingir nas vossas Vidas ou nos Vossos Projectos, pois apesar de todas as “imperfeições” nas vossas caminhadas, essa força, essa determinação e essa crença forte em vocês mesmas é o que vos vai levar aos vossos objectivos e aos vossos sonhos!
Sandra Ribeiro
Life & Marketing Strategist Coach @ Walking Mind
sandra@walkingmind.pt . 91 822 04 21