Estamos em Setembro e uma maioria de nós está de regresso ao trabalho e às rotinas.
Do meu lado estou de volta às sessões com os meus clientes e aos programas e cursos online. E com cada processo que acompanho fico mais e mais inspirada com a forma como cada um dos meus clientes e alunos está a #liderar a sua vida.
Inspirada por eles, nestes mês, pensei que também te poderia ser útil, dando-te algumas sugestões de como podes liderar muito melhor o teu pós-verão e, mais importante, a tua Vida!
Existem 3 decisões que podem ter um impacto profundo na forma como estes próximos meses vão resultar para ti. Lê com atenção:
1ª decisão) Coloca conscientemente o teu foco na área que mais poder tem de alavancar a tua vida
A cada momento tu estás a tomar uma decisão. Neste momento ao leres este meu artigo está a tomar uma decisão.
Mas um grande número de pessoas tomam decisões o tempo todo, sem darem conta que as estão a tomar. Tomam decisões, mas inconscientemente.
Este período que atravessamos, é um grande exemplo disto: muitas pessoas ouvem falar da crise, leem nos jornais sobre a crise, passam nas redes sociais e encontram inúmeras pessoas a falar das multifacetas e interpretações desta crise. E, no final, inconscientemente, estão a tomar a decisão de alimentar muitos medos sobre a repercussão que esta crise possa ter na nossa vida.
Eu não quero dizer que a crise não exista ou não seja real, claro que é real. Mas a forma como ela nos vai afectar, vai depender mais de nós.
O que acontece na prática é que uma grande maioria das pessoas, passa a focar na crise, muito devido à influência externa, e deixam de se focar onde podem acrescentar um verdadeiro valor na evolução dos seus próprios objectivos. Pensam tanto na crise, que os seus próprios objetivos ficam parados.
Por isso esta é a minha primeira sugestão para ti: Foca a tua atenção, a tua dedicação, o teu tempo, a tua energia, onde realmente existe o potencial de “alavancar” ou melhorar a tua vida!
Porque se tu dás atenção, se tu colocas a tua energia, características, capacidades a melhorar algo que vai ter um impacto positivo diretamente na tua vida, essa área vai crescer. E se vai crescer, tu já estás com um pé fora da crise, mas em direção ao que mais queres fazer e atingir.
2ª decisão) Foca no que depende apenas de ti
Se tu queres fazer depender o teu sucesso, por exemplo, da empresa onde trabalhas, ou do chefe com quem colaboras, ou do que a tua família acha, o teu “sucesso” pode acontecer ou não.
Tu não controlas o que os outros vão fazer ou como o vão fazer. Nem controlasas formas como cada um pensa.
Mas controlas o que depende de ti. E depende completamente de ti se tu vais ter sucesso ou não, se tu vais começares a olhar para os teus próprios objetivos ou não, se vais trabalhar em ti, em evoluir e em te melhorar, se vais começar a conhecer-te melhor, ou até a tomar decisões que estejam verdadeiramente alinhadas contigo. Depende de ti se tu “comandas” o teu caminho.
Isto é o que eu chamo uma pessoa em boa Liderança Pessoal! Uma pessoa que está a liderar a pessoa que é e a vida que quer ter.
Mas, sinceramente, um número significativo das pessoas que me contactam, vêm de uma fase em que não estão a liderar o seu próprio caminho. Têm muitas dúvidas, medos, indecisões e bloqueios de várias ordem e estes factos estão a fazer com que não progridam em direção a uma vida mais realizada.
Ter realização pessoal ou profissional depende apenas de ti. Foca no que depende de ti. Não te distraias com o que não depende de ti.
3ª Decisão) Melhora o teu Mindset
O meu trabalho muitas vezes é ajudar as pessoas a mudarem o seu mindset. Grande parte das vezes é sobre os ajudar a mudar, por exemplo, modos de pensar obsoletos, medos e crenças limitadores e a desafiar os pensamentos que mais os bloqueiam face aos seus objectivos de vida e sonhos que desejam atingir.
Muitos dos teus medos e crenças são irracionais, mas eles instalam-se dentro de ti de uma forma, que até parecem reais. Esse processo não é real, foi criado inconscientemente dentro de ti. Muitas vezes por influência da nossa vida em sociedade.
Se tu queres que a tua vida profissional e pessoal evolua, tu tens de treinar a tua mente, conhecer a tua mente, liderar a tua mente.
A maioria das pessoas que já participou no meu Programa Online #TUÉSCONFIANÇA mencionam frequentemente que há “um antes e um depois de mudança significativa”. Porquê? Porque aprenderam a liderar-se como pessoa. Aprenderam a relacionar-se consigo mesmos de uma forma francamente positiva. Aprenderam a conhecer-se como jamais antes tinham conseguido. Aprenderam a definir objectivos sustentáveis para si mesmos. E aprenderam a trabalhar o seu mindset. (se tu queres saber informações sobre este meu Programa Online de Liderança Pessoal, clica AQUI).
Agora imagina…
» Imagina o resultado de uma pessoa que não se foca no que é mais importante para a sua própria evolução?
» Imagina que uma pessoa foca apenas no que não depende de si e nas frustrações que vêm daí?
» Imagina uma pessoa que não alimenta a sua própria liderança e a sua mente?
O resultado pode mesmo ser muito desafiante para essa pessoa. Pela minha experiência, normalmente é!
O impacto da falta de decisões da nossa parte, é muito frequentemente a falta de realização, a confusão emocional, as frustrações constantes, a desmotivação crescente, o vazio, a falta de confiança e muitas vezes até sentimentos depressivos.
Por todos estes motivos (e outros tantos mais) eu não me limitarei de dizer: existem decisões que a tua vida precisa que tomes para que te sintas incrivelmente mais feliz e com muito mais realização. Mas as decisões estão apenas no teu poder. Ninguém as pode tomar por ti. O PODER é teu. A LIDERANÇA é tua!
Não permitas que neste novo mês, ou neste semestre, ou na tua vida, a tua vida fique no “automático”. Toma decisões conscientes, para o teu bem.
Bem hajas. Até Breve, 🙂
Sandra Ribeiro
PS – Reflecte sobre este assunto e se gostares, comenta ou partilha com os teus amigos.
……… ♠ ………
* Todas as informações sobre o meu trabalho aqui: www.walkingmind.pt
* Programa Online de Liderança Pessoal »TU ÉS CONFIANÇA»
* Podes assistir a todos os meus Artigos e Vídeos em: O Canal da Sandra